Covid-19: Fiocruz amplia capacidade nacional de testagem

A Prefeitura de Nova Lima atualizou nesta sexta-feira, dia 5, os números relacionados a Covid-19 na cidade. Uma nova morte foi confirmada.

A morte confirmada hoje é de número 90 e se trata de um idoso de 72 anos, morador do Bairro Barra do Céu. Ele foi admitido no dia 5 do mês passado pelo no Centro de Atendimento ao Coronavírus (Ceacor) com tosse, dispneia, vômito e coriza. Ele foi transferido ao Hospital Eduardo de Menezes, em BH, onde permaneceu internado até o último dia 29, data da morte. Outros três óbitos estão sob investigação.

81 casos confirmados em 24h. O número nesta quinta-feira, dia 4, era de 10.122 e agora é de 10.203 acumulados desde março do ano passado. Destes, 485 continuam em acompanhamento e os demais (9.628) são considerados curados.

Cidade fará mais testes

O governo municipal anunciou nesta semana a aquisição de mais 12 mil testes PCR (nariz) usado para detectar a presença do vírus nos pacientes. Outros 7.500 testes de antígeno que detectam inclusive se já houve contato com o vírus estão sendo comprados, além do reforço de mais 3 mil testes rápidos

Segundo a Prefeitura, desde março do ano passado, já foram realizados mais de 25 mil testes no município. Desses, 14 mil são PCR, considerado o “padrão-ouro”, devido à alta taxa de confiabilidade do resultado. Os 12 mil testes PCR, comprados pela administração já estão sendo usados nas unidades de saúde.

Para aumentar a testagem na cidade, está em processo de compra mais 7.500 testes de antígeno, que serão realizados em pessoas que tiveram contato com caso positivo, inclusive aquelas que não apresentam sintomas.

“A aplicação desses testes será feita conforme critérios definidos pela equipe de saúde do município. O teste de antígeno detecta a presença do vírus no organismo, sendo o resultado disponibilizado em até 20 minutos após a realização, o que possibilita traçar o perfil epidemiológico da população contactante.

A realização de testes é considerada uma das principais estratégias de combate à Covid-19, já que a testagem oportuniza o início imediato do tratamento das pessoas infectadas e seu pronto isolamento, impedindo a propagação da doença. 

Já o teste rápido é realizado utilizando apenas uma gota de sangue, sendo que o resultado mostra os anticorpos formados no organismo e deve ser realizado em pacientes que apresentam sintomas a partir do 11º dia.

A ações de combate à Covid-19 são intensificadas

Segundo o Executivo, as ações de estratégias de combate à doença foram intensificadas, inclusive com carros de som alertando a população sobre os riscos e prevenção com relação a doença, além do monitoramento e acompanhamento das pessoas que tiveram contato com casos confirmados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.