Foto: João Vitor Moraes

A Justiça eleitoral de Nova Lima determinou nesta última quarta-feira, dia 4, que o Jornal Belvedere suspenda a divulgação e notícias referentes a uma pesquisa que apontava o vice-prefeito, João Marcelo (Cidadania), a frente das intenções de voto.

Uma liminar foi acatada pela juíza eleitoral Ana Cristina Ribeiro Guimarães que estipulou multa de R$70 mil reais caso o jornal não retire do ar a matéria. O título era: “João Marcelo consolida liderança na disputa pela Prefeitura de Nova Lima”.

A magistrada levou em consideração que o jornal concede informações que não constavam nas perguntas do questionário da pesquisa. Dra. Ana Cristina afirma que “não se sabe de onde o Jornal Belveder (sic) obteve informações acerca de que 60% dos pesquisados já decidiram seu voto e não pretendem mudá-lo, já que não fez questionamento neste sentido aos entrevistados”, afirma na sentença que acata a liminar.

A matéria já foi retirada do ar. Ainda nesta semana, o Jornal Sempre Nova Lima chegou com exclusividade a informação de que uma imagem que rondava as redes sociais e que também trazia João Marcelo como líder em uma suposta pesquisa Datatempo/CP2, era também fake news. O instituto mineiro se posicionou e enviou ao Sempre uma nota confirmando a não veracidade dos dados e admitiu que colheu dados no final de outubro, mas ainda não os divulgaram.

As campanhas repudiaram as fake news.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.