Foto: Luis Dutra/Jornal Sempre Nova Lima

A poucas horas do dia da eleição – que acontecerá no dia 15 -, e será, para Nova Lima, um dos maiores eventos dos últimos anos, um vídeo atacando o prefeito Vitor Penido (DEM) rodou o aplicativo de mensagem Whatsapp. Nele, consta uma pessoa – que não está confirmado ser o prefeito – fazendo algumas críticas ao processo político atual no município.

Esta eleição vem sendo marcada por pesquisas e notícias falsas e o uso acintoso do aplicativo Whatsapp. Um destes áudios foi parar no Ministério Público Eleitoral, quando uma pessoa com a voz destorcida faz acusações já comprovadas que são mentiras contra o candidato Wesley de Jesus (DEM). Uma perícia feita pela campanha democrata afirmou que a voz é do gabinete do vice-prefeito, João Marcelo (Cidadania), adversário de Wesley na eleição. Ele (Leonardo Ribeiro, chefe de gabinete) nega.

Recentemente, uma pesquisa eleitoral falsa rodou também o aplicativo de mensagens e colocava João Marcelo a frente das pesquisas de intenção de voto. Na imagem, a logo do instituto Datatempo/CP2, da Sempre Editora, que controla o Jornal O Tempo, aparecia como a formuladora do estudo. Logo, eles desmentiram que possuíam aqueles resultados e acionaram o seu corpo jurídico para ações cabíveis.

Nas palavras de um interlocutor político que não quis se identificar, existe uma máquina de fabricação de fake news e que a campanha de Wesley já sabe quem produz e aonde este material vem sendo produzido. Ele lembra, por exemplo, sobre quando invadiram a rede social Instagram do presidente da Câmara dos Vereadores e atual candidato a vice-prefeito na chapa de Wesley de Jesus, Fausto Niquini (PSD), e publicaram um vídeo que já não retratava o cenário político da cidade, apenas no intuito de descredibilizar o vereador, que não aceitou ser vice na chapa de Marcelo.

Desta vez, o ataque a Vitor parece ser estratégico, uma vez que ele é a principal liderança da campanha democrata. O intuito, segundo articuladores políticos da cidade, é manchar as escolhas feitas por Penido antes do pleito, uma vez que a popularidade do seu governo vai bem e isso pode ser determinante na escolha do próximo prefeito pela população.

O Jornal Sempre Nova Lima questionou a campanha do candidato Wesley de Jesus se haverá alguma manifestação oficial sobre o ocorrido. Não conseguimos contato com a assessoria do prefeito Vitor Penido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.