Na foto estão o vice-prefeito João Marcelo e a presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Tatiane Verônica

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) Nova Lima entregou nesta quarta-feira, dia 15, um plano estratégico de retomada das atividades do setor e cobra reabertura do comércio que está fechado desde 19 de março para evitar aglomerações e propagação da Covid-19.

De acordo com o documento, as informações são metodologicamente comprovadas e que a não retomada dos serviços pode gerar impactos econômicos e sociais como a fome e miséria no município.

Segundo a ACE, para 44,6% dos associados a paralisação é de risco o muito alto para a sobrevivência da empresa, 33% tratam o risco como alto, mas acreditam manter as portas abertas após a crise. 18,8% das empresas acreditam que a dificuldade é temporária.

O documento defende a retomada de clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, laboratórios, indústrias, academias, espaços de beleza e todo setor público permanecendo os estabelecimentos de ensino fechados. As empresas deverão dividir o horário de entrada e saída dos funcionários, variando inclusive o horário de almoço, inclusive para não afogar o sistema de transporte público.

O documento engloba também regras para o setor privado voltar a funcionar como: disponibilização de materiais de higiene pessoal, como álcool em gel 70% e
lavabos, além máscaras principalmente para trabalho em caixas.

Igrejas, templos religiosos e casas de show devem continuar fechados seguindo as regras atuais determinadas. Ambulantes também estariam proibidos de circular.

O documento foi entregue ao Executivo Municipal a quem cabe acatar e ou adequar as condições impostas pela Associação. A orientação das autoridades em saúde é para que seja mantido o isolamento social para barrar o avanço rápido e colapso do sistema de saúde.

One thought on “Associação Comercial de Nova Lima apresenta plano para retomada do comércio no município”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.