A Prefeitura de Nova Lima confirmou mais dois casos de meningite na cidade. A notificação feita pela PMNL é desta semana. Os pacientes são dos Bairros Mingú e Retiro, e se encontram no hospital da cidade.

“Os exames complementares do primeiro paciente apontam para meningite causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Este agente não se dissemina na comunidade portanto não demanda ações de contenção. Já no caso do segundo paciente, exames preliminares sinalizam a possibilidade de meningite causada pela bactéria meningococo, portanto com risco de transmissão na comunidade”, disse o comunicado.

“Medidas de contenção imediatas, como o uso de medicamento preventivo para os contatos próximos, verificação do cartão vacinal e ações de vigilância estão sendo tomadas”, complementou.

Nova Lima tem, até o momento, três casos confirmados de meningite. No primeiro caso, com data de abril, as autoridades em saúde haviam descartado as chances para a doença. Contudo, logo em seguida, um novo exame confirmou que de fato o paciente estava com meningite.

Vacinas

A Prefeitura informa que “a partir de 2011, a vacina conjugada meningite por meningococo C faz parte do calendário básico de imunização. O esquema vacinal obedece aos seguintes critérios: uma dose a ser aplicada aos 3 meses outra aos 5 meses e doses de reforço aos 12 meses e outra de 11 a 14 anos.”

“A vacina contra o Harmophus influenzae tipo B (presentes na vacina Pentavalente recebida aos 2,4 e 6 meses de idade) também protege contra a meningite e faz parte do calendário oficial de vacinação.”

E complementa afirmando que “as vacinas encontram-se disponíveis em todas as unidades de saúde com sala de vacina e nas salas volantes como Vila da Serra, Cabeceiras, Água Limpa, Vale do Sol e Miguelão.”


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.