O desastre em Brumadinho em 25 de janeiro, que já vitimou 224 pessoas, entre estes cinco nova-limenses, derrubou a produção industrial de Minas Gerais e Espírito Santo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial de Minas recuou 4,7% em fevereiro e de Espírito Santo 9,7%. Segundo o analista responsável pela pesquisa, Bernardo Almeida, a queda na produção mineral é a responsável pela queda da produção como um todo.
“O acidente provocou recuos na produção tanto em Minas Gerais quanto no Espírito Santo, que, pela proximidade, também foi afetado. A queda foi mais intensa na indústria capixaba, porque houve também diminuição na produção de derivados de petróleo e gás, além do fato de a indústria do estado ser menos diversificada que a mineira”, comentou no comunicado do IBGE.
A situação poderá se traduzir em perda de arrecadação por parte do estado e também município mineradores. Recentemente, o prefeito Vitor Penido (DEM) anunciou que conseguiu acordo com a Vale para garantir 90 dias de pagamento de royalties do minério, o que vai garantir mais R$30 milhões aos cofres de Nova Lima.
- PM procura por indivíduos armados em moto
- Eleito prefeito de Raposos, Guilherme Bitencourt quer “mudar a chave da cidade”
- Comissão do Senado aprova Galípolo para presidir o Banco Central
- Horário de verão só volta em 2024 se for ‘imprescindível’ e chuvas ficarem abaixo do esperado, diz Silveira
- PGR se manifesta a favor do desbloqueio do X; plataforma pediu para voltar ao ar