A Prefeitura de Nova Lima marcou a data para a vacinação antirrábica para cães e gatos. Cada bairro teve sua data especificada pela Secretaria de Saúde através do Departamento de Vigilância em Saúde.

A primeira vacinação acontecerá no dia 26 de agosto em pelo menos 14 locais e bairros diferentes. A ideia é que a vacinação em bairros ocorra até o dia 14 de setembro. É válido dizer que o horário de funcionamento será de 8h30 até às 16h30 e que a vacinação é gratuita.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

As pessoas podem ter:

Dores locais: nos músculos

No corpo: fadiga, febre, inquietação, mal-estar, perda de apetite ou tontura

Nos músculos: paralisia com músculos fracos, espasmos musculares ou tremor muscular

Sintomas psicológicos: alucinação, delírio ou medo

No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito

Sensorial: formigamento ou sensibilidade à luz

No comportamento: agressão ou irritabilidade

Também é comum: ansiedade, baba, coma, confusão mental, convulsões, dificuldade em engolir, dor de cabeça, morte cerebral, pupila dilatada ou torcicolo.

Saiba mais sobre as vacinações: (No smartphone, para ampliar a imagem, toque na mesma e assim dê zoom para melhor visualização.)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.