A prefeita de Rio Acima, Maria Auxiliadora Ribeiro, a Dorinha (PV), negou, através de sua assessoria de imprensa, que esteja dialogando com representantes da mineradora Vale S.A para a construção de uma barragem de rejeitos na região da cidade. Uma reunião entre a mineradora e a chefe do executivo levantou suspeitas.

Segundo o procurador do município, Átila Raimundo Gurgel, na verdade houve apenas a “apresentação da Vale do seu novo gestor de assuntos externos na região”, garantindo que qualquer  assunto sobre barragem não foi discutido.

Nas últimas semanas o jornal ‘A Notícia’ noticiou que Dorinha e a Vale conversavam a possibilidade da construção de uma barragem de rejeitos em Rio Acima. Esta tipo é a mesma que rompeu em Mariana, em 2015, deixando pelo menos 19 mortos. Naquela ocasião a barragem era da Samarco Mineradora, parceira da Vale.

Segundo informações, a área pretendida pela Vale foi tombada pelo ex-prefeito Juninho da Geloso. Contudo, o decreto que decreta o tombamento não é definitivo. O local tem capacidade para 600 milhões de metros cúbicos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.