Reuters/Direitos Reservados

De: Agência Brasil

Inundações causaram a morte de pelo menos nove pessoas, arrastaram carros, submergiram linhas do metrô e impediram voos nos estados norte-americanos de Nova York e Nova Jersey, enquanto os resquícios do Furacão Ida provocavam chuvas torrenciais na área.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, descreveu as inundações e o clima na noite dessa quarta-feira (1º) como um “evento histórico sobre o clima”, e o Serviço Nacional do Clima emitiu um alerta de emergência de inundação e raios para a cidade de Nova York pela primeira vez.

Os esforços de recuperação para reativar os sistemas de transporte, que atendem a milhões de moradores da área metropolitana densamente habitada, já estavam em andamento na manhã de hoje.

A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, pediu aos usuários do transporte interurbano que ficassem em casa. Pediu também paciência para um restabelecimento completo dos trens, depois que o serviço foi suspenso na maior parte da área, deixando muitos ilhados de madrugada.

“Esta vai para o livro dos recorde”, disse Hochul à CNN.

A tempestade provocou “taxas de chuva extremas”, de 5 a 7,6 centímetros por hora, ao longo do corredor que vai da Filadélfia à cidade de Nova York, informou o Serviço Nacional do Clima.

O metrô de Nova York continuava “extremamente limitado” na manhã de hoje, disse a Agência Metropolitana de Trânsito (MTA). Janno Lieber presidente interino e CEO da MTA, afirmou à imprensa que o serviço total só será restaurado no fim do dia.

O Serviço Ferroviário de Long Island, também administrado pela MTA, disse que as operações foram restabelecidas na maior parte dos terminais, mas que os usuários do transporte interurbano devem se preparar para atrasos de até 30 minutos em toda a malha viária.

Imagens publicadas em redes sociais de madrugada mostraram água jorrando em plataformas e trens do metrô, e socorristas retirando pessoas do sistema, disse Lieber em um comunicado.

Pelo menos uma pessoa morreu na inundação em Passaic, uma cidade de Nova Jersey, informou o prefeito Hector Lora.

A rede NBC, de Nova York, noticiou que mais uma pessoa morreu em Nova Jersey e sete na cidade de Nova York, incluindo um menino de dois anos. A mídia local relatou que pessoas ficaram presas nos sótãos, porque a tempestade fez a água subir por toda a metrópole.

Os governadores de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência ontem à noite.

Todos os veículos não emergenciais foram proibidos nas ruas de Nova York até as 5h de hoje devido ao clima, disseram autoridades municipais no Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.