O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) tem tido trabalho para conter os focos de incêndio em no estado e também na região de Nova Lima. Nesta quarta-feira, dia 8, houve um incêndio de grandes proporções na área do Condomínio Vale dos Cristais que se aproxima de casas. Durante o feriadão, parte da Serra do Ganderela foi atingida e o incêndio controlado nesta manhã.

Imagem do fogo vista próximo ao Condomínio Ouro Velho. Foto: Reprodução/ CBMG.

Segundo o CBMG, o fogo atingiu uma área na Mata do Jambreiro, que é área de preservação e chega a ser vista próximo ao Colégio Santo Agostinho e ao longo da MG-030 por lados opostos. Os Bombeiros consideram a situação sob controle, porém o mato seco, calor intenso e os vento pode agravar o quadro. Cerca de 12 militares estiveram empenhados no local para conter as chamas que tiveram início na madrugada de hoje.

Feriado agitado e com incêndios na região

Segundo um balanço prévio da corporação, entre os dias 4 e 7, sábado 0h até terça, às 18h, em todo o estado foram 738 chamados para contenção de incêndios em vegetação.

Nesta terça, dia 7, foram registrados focos na MG-030, altura do Residencial Veredas Geraes, controlado ainda a noite pelos militares. Já no condomínio Vila Del Rey, houve uma achando por volta de 1h40, com indicativo que as chamas estavam próximas às casas. “Os militares que compareceram no local informaram que a linha de fogo se encontrava em um ponto muito íngreme e de difícil acesso, sendo necessário apoio aéreo para o combate”, afirmou o CBMG em um primeiro momento. A atualização mais recente é que o fogo atingiu uma região rochosa não tendo mais expectável que se espalhe. Militares monitoram a área.

Incêndio na Ganderela

A serra, também área de preservação ambiental e ponto turístico pela beleza natural de fauna e flora, também sofreu com o fogo nos últimos dias. O Parque Nacional passa por diversos municípios entre eles Nova Lima é Rio Acima, onde houve focos.

De acordo com a gerência do Parque Nacional o fogo se concentrou no último sábado, dia 4, as chamas se concentraram na região de Rio Acima, e, na segunda, dia 6, houve novo registro de chamas, que foram controladas só na terça-feira, dia 7.

Bombeiros e brigadistas atuaram no combate, que de acordo com o Corpo de Bombeiros, queimou cerca de 235 hectares de vegetação. Cada hectare equivale a 10 mil metros.

One thought on “Bombeiros agem para conter focos de incêndios em Nova Lima”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.