Foto: Reprodução

A Vale vai fazer testes em sirenes das barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, todas em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira, dia 8.

A empresa que precisou retirar moradores de Macacos, por exemplo, no ano de 2019, após a estrutura de B3/B4 atingir nível de risco 3, ou seja, de iminente rompimento, prometeu descomissionar várias estruturas que são perigosas. Enquanto o descomissionamento não é concluído, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) precisa ser colocado em prática.

A ação desta terça-feira tem o objetivo de coletar novos dados acústicos. Segundo a Vale, “o acionamento será com o som original das sirenes e, antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste”.

A expectativa é que a sirene alcance São Sebastião das Águas Claras, Capela Velha, Parque do Engenho, Mata do Engenho, Canto dos Fechos, Jardim Amanda e os condomínios Pasárgada e Ecoville. Os moradores não irão participar da ação, que está prevista para as 9h.

Às 10h, o sistema de alerta das barragens das minas da Mutuca, Mar Azul, Tamanduá e da Mina de Águas Claras, em Nova Lima, será testado. “Dessa vez, o toque será de música instrumental, que pode ser ouvida na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas”, disse a Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.