Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 25, pelo Jornal Belvedere, gerou polêmica entre os eleitores da cidade.

Os dados para a pesquisa foram levantados através de SMS e mostra vantagem do atual vice-prefeito, João Marcelo Dieguez (Cidadania), nas eleições que vão se iniciar no domingo, dia 27. A utilização do método, registrada pela empresa Instituto 121 Labs, não é aceita para estudos estatísticos, para as outras campanhas.

Os dados não são considerados como parâmetros amostrais que leva em conta por exemplo renda, gênero, etnia, grau de estudo da população entrevistada.

A pesquisa intitulada “Robô Julia” foi distribuída via SMS e entrevistou 800 pessoas entre 27 de agosto e 10 de setembro e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 14.

 

Resultado questionado judicialmente

O partido Democratas (DEM) que tem como candidato a prefeito o vereador Wesley de Jesus impetrou na justiça pedido para que a pesquisa não fosse divulgada alegando “falhas na execução da pesquisa”.

“A pesquisa registrada sob nº MG-01401/202 não pode nem sequer ser chamada de pesquisa. Melhor seria se fosse chamada de enquete, em razão de seus inúmeros defeitos estatísticos e legais. Trata-se de uma enquete digital realizada pela internet, sem cumprir nenhum dos requisitos estatísticos necessários para um survey, o que pode gerar resultados enviesados e confundir o eleitorado”, diz parte do documento.

Em um primeiro momento, a justiça não autorizou a divulgação dos dados acatando as alegações do DEM. O jornal que divulgou a pesquisa, “Jornal Belvedere”, entrou com mandado de segurança questionando a decisão e conseguiu a liberação.

Erramos: não foi o vice-prefeito quem impetrou um mandado de segurança e sim o Jornal Belvedere conforme consertamos.

Duas pesquisas já estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e devem ser divulgadas nas próximas semanas.

MG-05225/2020 REAL BIG DATA GESTÃO DE DADOS LDTA – 25/09/2020

MG-01401/2020 ONE TO ONE LABS TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EIRELI – 14/09/2020

Segundo o resultado divulgado pelo jornal:

  • João Marcelo 33,82%
  • Wesley de Jesus 17%
  • Dr. Juarez 12,81%
  • Flávio de Almeida 9,93%
  • Sergio Americano 2,17%

A margem de erro da pesquisa seria de 3,45 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.