Foto: Reprodução/Vale
PUBLICIDADE

A mineradora Vale anunciou durante uma reunião com representantes da Associação Mineira de Municípios Mineradores (Amig), que vai aportar um valor total de R$100 milhões de reais em pelo menos dez municípios que tiveram prejuízos com a paralisação da mineração em seus territórios. Entre estas cidades está Nova Lima. A mineradora não especificou quanto cada município vai receber.

Além de Nova Lima, Barão de Cocais, Belo Vale, Congonhas, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Rio Acima, São Gonçalo do Rio Abaixo e Sarzedo, também vão receber valores referentes a Contribuição Financeira Pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), mesmo com a paralisação da atividade. A mineradora vai descomissionar as barragens de alteamento a montante e, por isso, necessitou paralisar sua produção.

A Vale ainda afirmou à Amig que não pretende parar sua atividade em solo mineiro após as tragédias de Mariana, com a Samarco (controlada pela Vale e pela australiana BHP Billiton), e Brumadinho. A Vale é dependente do minério extraído em Minas que, por sua vez, é misturado a um produto no Pará para ser comercializado mundialmente.

O Jornal Sempre Nova Lima já havia noticiado que Nova Lima obteve um aumento na arrecadação do minério na ordem de 131% até o dia 21 de junho, se comparado a 2018. A expectativa era de queda no valor devido ao mau momento da mineração no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.