Foto: Eduardo de Almeida/RA Studio - Jardim Canadá, Bairro de Nova Lima
PUBLICIDADE

A cidade de Nova Lima é a segunda que mais gerou empregos no ano de 2018, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nova Lima, neste caso, só perde para Belo Horizonte no Estado.

Minas foi o segundo Estado, ainda, que gerou mais empregos. A capital mineira, neste caso, só perde para São Paulo. BH gerou 29.330 mil vagas contra 58.357 em São Paulo.

Nova Lima vem logo abaixo com 2,9 mil vagas criadas, mais do que
Ipatinga (2,3 mil), Betim (2,3 mil), Contagem (2 mil), Juiz de Fora (2 mil), Paraopeba (1,9 mil), Sete Lagoas (1,8 mil), Sabará (1,8 mil) e Extrema (1,6 mil).

O fato foi comemorado por Abner Henrique, Diretor de Desenvolvimento Econômico do município. Ele, no entanto, ressaltou que há ainda muito a ser feito, uma vez que Nova Lima já chegou a perder pelo menos 7 mil empregos com a recessão econômica que assolou o país nos últimos anos.

Medo de nova recessão ronda o país

O problema é que o bom trabalho pode ir por água abaixo, e por fatores que não são totalmente controláveis pela política municipal. O Brasil teve números negativos com o PIB do primeiro trimestre e poderá ter, novamente, números negativos no segundo trimestre.

A economia encolheu 0,2% no primeiro trimestre deste ano e interrompeu oito trimestres de baixo crescimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou, nesta terça-feira, dia 2 de julho, que a indústria encolheu no mês de maio em 0,2%.

Isso resulta em baixa retomada do mercado de trabalho ou até mesmo maior desemprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.