** Tempo real após o texto de introdução


Uma barragem de rejeitos rompeu no início desta tarde em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A barragem é operada pela Mineradora Vale. Várias viaturas do Corpo de Bombeiros estão a caminho do incidente.

Não apenas, helicópteros também estão sendo mobilizados. A Vale não soube informar mais detalhes sobre a situação.

O corporação dos Bombeiros que foi até o local é de Contagem, que atende a cidade de Brumadinho. O nome da barragem é “Mina de Feijão”.

Uma jovem de Nova Lima contou que o pai fugiu da morte e conseguiu se salvar: “Agora estamos tranquilos porque meu pai entrou em contato com a minha mãe e disse que está tudo bem”, informou a adolescente. Ela informou que o pai trabalha há muitos anos na mina como técnico, mas ela não soube dar mais detalhes sobre vítimas, segundo o Estado de Minas.

A Defesa Civil da cidade informou que vai retirar algumas pessoas de suas casas próximas ao rompimento. A Prefeitura de Brumadinho pediu que os moradores fiquem longe do leito do Rio Paraopeba.

Segundo nota da mineradora Vale, a parte administrativa da empresa foi atingida pela lama. Além disso, a comunidade Vila Ferteco também foi atingida. Uma comunidade em Betim, chamada Colônia Santa Isabel, foi evacuada já que o Rio Paraopeba pode inundar a região. O Instituto Inhotim também evacuou turistas e colaboradores. O Instituto fica em Brumadinho.

O Hospital João XXIII foi preparado para receber vítimas. Duas garotas, uma de 17 e outra de 22, foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital. Elas possuíam fraturas.

O Ministério Público Estadual (MPE) vem alertando há alguns meses sobre a possibilidade de rompimento de algumas barragens. Entre elas está uma barragem em Nova Lima. (Leia)

Acompanhe aqui novas informações
Atualizar


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.