O Hospital Nossa Senhora de Lourdes atrasou, novamente, o salário do mês de fevereiro. Funcionários que procuraram o Sempre Nova Lima estão indignados e reclamando da situação calamitosa, já que as cobranças de contas estão crescendo exponencialmente. 

A situação vem se repetindo há algum tempo. O Sempre noticiou que a folha salarial de dezembro, que é paga em janeiro, também atrasou (Saiba Aqui). Não apenas: houve um atraso significativo no pagamento do 13º salário, que, segundo a Fundação Hospitalar, foi necessário contratar uma operação de crédito para fechar esta conta (Saiba).

Mas não apenas nestes últimos meses que a situação esteve ruim. No início do ano passado, mais precisamente em janeiro, o Nossa Senhora de Lourdes fechou a ala pediátrica, alegando falta de recursos (Saiba). A PMNL interveio e conseguiu contornar a situação.

A cidade vive uma crise na saúde. Além de Febre Amarela, que já vitimou seis pessoas, a dificuldade do Hospital em se manter tem gerado medo na população. O Nossa Senhora de Lourdes não atende apenas a população nova-limense, bem como das cidades vizinhas, como Raposos e Rio Acima.

Resposta do Hospital Nossa Senhora de Lourdes

O Sempre Nova Lima procurou o posicionamento da Fundação Hospitalar sobre as dificuldades. O Sempre buscou informações sobre cinco pontos: se o Hospital atrasou os salários de fevereiro; se a PMNL atrasou o repasse neste mês; se o Governo do Estado atrasou o repasse neste mês; se há ciência da administração acerca de possíveis paralisações ou greve; e quais as medidas adotadas para sanear as contas do Hospital.

A nota do Hospital, na íntegra, foi a seguinte: 

Conforme a Presidência do Hospital, a Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes ainda não pagou os salários referentes a janeiro/18, com vencimento no 5º dia útil de fevereiro, mas a expectativa é que seja efetuado até amanhã dia 09/02/18.

A Secretaria de Estado da Saúde permanece com atrasos há mais de 2 meses, nos repasses para todas as instituições de saúde de Minas Gerais (referente ao pagamento do SUS). O Instrumento contratual com a Prefeitura de Nova Lima está na fase final para assinatura, mas já existe a pactuação que o repasse  seja realizado até o final da tarde de hoje, 08/02/18.

A gestão não tem medido esforços para manter a regularidade dos seus compromissos, mas como é um prestador de serviços, depende que os seus parceiros mantenham a regularidade dos pagamentos, principalmente o Estado que é responsável pelo repasse do SUS (maior convênio da Instituição).

Até o momento a Diretoria não tem conhecimento sobre alguma greve incitada pelo Sindicato.

Indicativo de greve

O Sempre apurou, ainda, que há um indicativo de greve ou paralisação caso as dificuldades continuem ou o salário não seja depositado. Segundo informações extras, a situação deverá piorar caso o salário não caia nas próximas horas.

O Sempre Nova Lima pediu informações à Prefeitura de Nova Lima acerca da situação.


Atualização: Hospital informou, por volta das 17h30, que efetuou o pagamento referente ao mês de janeiro, que, portanto, é pago em fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.