O Rio das Velhas, principal sistema de abastecimento de 60% da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), praticamente entrou em colapso. A vazão do sistema chegou ao mínimo de 8,85m3/s, segundo a Copasa, o que fará com que autoridades tomem medidas para enfrentar o período de estiagem.

Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH Velhas), o estado é de alerta e se a vazão permanecer baixa durante sete dias consecutivos, o curso d’água entra em restrição de uso. 

“É extremamente preocupante. Queremos dar um grito de alerta para a população, pois o Rio das Velhas já entrou em alerta. Está com uma vazão abaixo daquilo que se poderia tirar. Isso significa que o rio está em escassez grave”, afirmou Marcos Vinícius Polignano, presidente do comitê.

A Copasa retira 6,5m3/s para abastecer a região metropolitana e que com a vazão registrada na última terça-feira, dia 8, sobrariam apenas 2,32m3/s para que o rio continuasse a correr.

Em 2014 foi o pior ano para o rio, quando o forte período de estiagem levou a precipitação para 546 mm (milímetros). Em 2015 registrou 798mm e em 2016 695 mm. De janeiro até esta última terça, registrou, no entanto, 592,35 mm. O Sempre Nova Lima já havia noticiado a dificuldade enfrentada pelo leito nesta semana (Leia Aqui).

Medidas serão apresentadas nas próximas semanas pelo comitê a fim de enfrentar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.