O Sempre Nova Lima comparou Nova Lima com cidades que possuem praticamente o mesmo número de habitantes, no quesito criminalidade. É sabido que entre 2012 e 2015 a cidade observou um aumento de 68% de crimes violentos (Leia Aqui) e entre 2015 e 2016 aumento de 13% (Leia Aqui).


Porém, isso não faz da cidade a mais violenta daquelas quais comparamos. As cidades escolhidas foram: Lavras, Nova Serrana e Pará de Minas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Lavras possui 101.208 mil habitantes; Nova Serrana registra 92.332 mil habitantes; e Pará de Minas 91.969 mil habitantes.


Nova Lima, conforme já noticiado por este portal de notícias, registra em 2017 91.069 mil habitantes (Leia Aqui). Ou seja, são cidades com números próximos de habitantes.


Aos números


Os dados coletados pela Secretaria de Defesa Social do Governo de Minas Gerais (Seds) mostram que Nova Lima não é a mais violenta em comparação aos municípios citados. No quesito crimes violentos, os números ficam assim:


1) Nova Serrana -> 1008

2) Pará de Minas -> 224
3) Nova Lima -> 212
4) Lavras -> 95

Apesar de aparecer na terceira colocação, Nova Lima possui índices de homicídio maiores do que Pará de Minas e Lavras. A cidade registrou 23 homicídios consumados até abril de 2017, enquanto Pará de Minas apenas seis e Lavras apenas três.


Homicídio Consumado


1) Nova Lima -> 23

2) Nova Serrana -> 12
3) Pará de Minas -> 6
4) Lavras -> 3

Com outra cidade da RMBH


Quando comparamos Nova Lima a Pedro Leopoldo, outra cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, os números não se alteram muito, mas faz de NL uma cidade ainda com menor índice de violência.


Pedro Leopoldo que tem 63.406 mil habitantes, também segundo o IBGE, apresenta uma taxa de 269 crimes violentos em 2017 e sete homicídios consumados. Ou seja, mais uma vez Nova Lima possui números de homicídios maiores do que esta cidade em comparação, mas um total menor de crimes se considerado a taxa de crimes violentos.

2 thoughts on “Comparada com cidades do mesmo tamanho, Nova Lima não é a mais violenta”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.