Foi inaugurado na noite deste sábado, dia 2, o novo espaço cultural de Nova Lima. Após um ano de obras e cerca de R$ 5 milhões de reais investidos, o prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez, juntamente de seus secretários e do vice-prefeito Diogo Ribeiro, inauguraram o espaço, agora multiuso. O evento foi encerrado com um super show da cantora Vanessa da Mata e neste domingo, dia 3, terá mais um show, com Elba Ramalho.
A nova arena multiuso tem em seu nome uma homenagem a Piero Garzon Henrique, jovem líder estudantil e ativista político de Nova Lima que faleceu em 2002 em um acidente de moto no bairro Retiro. “O projeto de lei que denomina o espaço foi feito pelo então vereador Cassinho, o espaço já tinha essa denominação, mas a revitalização foi uma forma de eternizar o nome de Piero, um jovem visionário que nos deixou muito cedo, mas agora estará para sempre na história de nossa cidade”, afirmou o prefeito.
João Marcelo disse que revitalizar o local sempre foi um sonho para ele. “O Espaço Cultural já recebeu várias e várias gerações de jovens nova-limenses, mas faltava uma infraestrutura descente, vamos assim dizer. Eu sempre sonhei com aqui sendo uma grande esplanada, posso te confessar que ficou melhor do que eu sonhava”. Em seu discurso de inauguração, João Marcelo deixou claro que aquele era o momento mais feliz dos seus três anos de governo. O prefeito ainda frisou a importância econômica do novo espaço. “Foi um grande investimento, e eu não tenho dúvidas, basta olhar as próprias casas próximas ao local, quase todas já abriram um empreendimento que com certeza vai gerar empregos e renda para movimentar a cidade”, concluiu.
Estavam também presentes no evento os secretários Djalma, secretário de cultura e Stéfano, secretário de esportes. Com suas secretarias diretamente ligadas ao projeto do novo espaço, eles demonstraram grande contentamento com o resultado final. “A qualificação deste espaço pode trazer uma diversidade maior para que as pessoas possam fluir, possam exercitar e desenvolver melhor a cultura em diversas formas. Agora temos um espaço mais adequado, mais qualificado e mais bem cuidado”, afirmou Djalma. Já Stéfano frisou que antes o espaço era apenas voltado para a cultura, e agora será também voltado a prática esportiva. “João Marcelo quis agregar valor a ele, colocando hoje o esporte e o lazer aqui”.
O novo Espaço cultural contempla playground infantil, ambiente para eventos com capacidade para até 15 mil pessoas, pista iluminada de corrida e caminhada e academia ao ar livre. O projeto de revitalização do local foi assinado pelo arquiteto novalimense Rudner Lopes.