A Prefeitura de Nova Lima anunciou para o próximo dia 8, o retorno do atendimento integral (urgência e emergências) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, localizada no Bairro Oswaldo Barbosa Pena II. O centro médico voltará a atender casos clínicos adultos.
A estrutura começou a ser divida em março de 2019 com o agravamento de casos de Covid-19 no município. O Centro de Atendimento ao Coronavírus (Ceacor) foi erguido primeiro como anexo da UPA e sendo ampliado conforme necessidade de leitos para atendimento. Em agosto do ano passado, todo o espaço foi adequado e passou a receber somente casos de doenças respiratórias ou sintomas de covid. O Ceacor voltará a ser um anexo da UPA, com entrada e recepção separadas.
Decisão pela mudança
Segundo o Executivo local, a medida foi tomada “considerando a diminuição na demanda por internações no Ceacor nas últimas semanas, o retorno desses atendimentos na UPA foi avaliado e autorizado pelo Comitê de Combate à Covid-19 do município” e a previsão de mais diminuição pela procura nos próximos dias.
- Ex-companheira da vítima e seu atual parceiro são presos pelo assassinato no bairro Cabeceiras
- Homem morre após ser esfaqueado no Cabeceiras
- Dois empregadores identificados em Nova Lima estão na ‘lista suja’ do trabalho escravo
- Damião vai anunciar obra viária no Belvedere no domingo
- Homem suspeito de violência doméstica, furto e ameaça é preso em Nova Lima
Panorama da pandemia
Os dados desta quinta, dia 2, apontam para 17 internações pela doença, sendo 08 em internação clínica, seis no CTI e três crianças na pediatria. Houve uma piora no quadro nas últimas horas. 187 pessoas são acompanhadas pelo sistema de saúde, já o total de infectados desde início da pandemia é de 18.129.
Três novas mortes foram confirmadas. Elas aconteceram das seguintes forma: um homem de 59 anos, morador do Bairro Bosque da Ribeira. Ele faleceu no dia 4 de abril. Outro homem, do Bairro Vila da Serra, de 64 anos, que faleceu no dia 14 de maio. A última morte confirmada é de uma senhora de 100 anos, do Vila da Serra, que faleceu no dia 3 de julho. O total de mortes passou então para 236. Um óbito ainda está sendo investigado.