Foto: UPA em Nova Lima/Arquivo.

A Prefeitura de Nova Lima anunciou para o próximo dia 8, o retorno do atendimento integral (urgência e emergências) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, localizada no Bairro Oswaldo Barbosa Pena II. O centro médico voltará a atender casos clínicos adultos.

A estrutura começou a ser divida em março de 2019 com o agravamento de casos de Covid-19 no município. O Centro de Atendimento ao Coronavírus (Ceacor) foi erguido primeiro como anexo da UPA e sendo ampliado conforme necessidade de leitos para atendimento. Em agosto do ano passado, todo o espaço foi adequado e passou a receber somente casos de doenças respiratórias ou sintomas de covid. O Ceacor voltará a ser um anexo da UPA, com entrada e recepção separadas.


Decisão pela mudança

Segundo o Executivo local, a medida foi tomada “considerando a diminuição na demanda por internações no Ceacor nas últimas semanas, o retorno desses atendimentos na UPA foi avaliado e autorizado pelo Comitê de Combate à Covid-19 do município” e a previsão de mais diminuição pela procura nos próximos dias.

Panorama da pandemia

Os dados desta quinta, dia 2, apontam para 17 internações pela doença, sendo 08 em internação clínica, seis no CTI e três crianças na pediatria. Houve uma piora no quadro nas últimas horas. 187 pessoas são acompanhadas pelo sistema de saúde, já o total de infectados desde início da pandemia é de 18.129.

Três novas mortes foram confirmadas. Elas aconteceram das seguintes forma: um homem de 59 anos, morador do Bairro Bosque da Ribeira. Ele faleceu no dia 4 de abril. Outro homem, do Bairro Vila da Serra, de 64 anos, que faleceu no dia 14 de maio. A última morte confirmada é de uma senhora de 100 anos, do Vila da Serra, que faleceu no dia 3 de julho. O total de mortes passou então para 236. Um óbito ainda está sendo investigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.