A Prefeitura de Nova Lima anunciou na noite desta segunda-feira, dia 17, nova liberação para reabertura da atividade comercial no município.
Segundo o decreto editado pelo prefeito Vitor Penido (DEM), a liberação só foi possível após deliberação do Comitê Estadual que permitiu a reabertura.
Ainda de acordo com o Executivo, está permitido o funcionamento de todas as atividades comerciais, exceto: bares, academias, clubes e feiras. Os comerciantes devem continuar oferecendo álcool em gel 70%, observar a capacidade (conforme cada estabelecimento) e obrigatoriedade do uso de máscara de proteção. A multa para quem não usar o acessório é de R$80 e pode ser multiplicada ao comércio, conforme lei.
A decisão de fechamento ocorreu na semana passada após a justiça determinar o cumprimento de decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que fixava a adesão de todos os municípios mineiros ao Plano Minas Consciente. Em Nova Lima, a justiça local obrigou o Executivo municipal a se encaixar nos termos do Plano.
Após ser oficializada do despacho judicial, a Prefeitura montou uma operação de orientação ao comerciantes para fecharem as portas.