A Prefeitura de Nova Lima esclareceu que não procede o boato de que o município irá aumentar a conta de luz dos moradores. Segundo a administração municipal, quem define reajustes na tarifa de energia elétrica é a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ou seja, o governo federal.
A prefeitura explicou ainda que, do valor pago na conta de luz, apenas a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é destinada ao município. Esse recurso é exclusivo para investimentos na iluminação pública e não pode ser utilizado em outras áreas, como na organização da Festa do Cavalo, que possui orçamento próprio, assim como setores como saúde, educação e segurança.
A administração municipal ressaltou que vem realizando melhorias constantes na iluminação da cidade. Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação, 100% do parque de iluminação pública já foi modernizado, com a instalação de lâmpadas de LED e tecnologias mais eficientes. Essa modernização gera uma economia de 50% na conta de luz do município e garante uma aplicação mais eficaz dos recursos da CIP.
Para continuar aprimorando o serviço de iluminação sem impacto na conta de luz dos cidadãos, a prefeitura informou ainda que está propondo o Projeto de Lei nº 2.563/2025, que pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Nova Lima.