Uma jaguatirica foi encontrada sem vida no bairro Galo, em Nova Lima, na última quinta-feira, dia 17, durante a noite. Aparentemente, o animal foi atropelado e morreu no local.

Vários vídeos circularam nas redes sociais entre o dia do ocorrido e esta sexta-feira, dia 18. O Jornal Sempre Nova Lima solicitou informações à Prefeitura de Nova Lima sobre a situação, questionando se algum órgão foi acionado para remover os restos mortais do animal da via.

PUBLICIDADE

As pessoas que encontraram a jaguatirica na estrada pararam para fazer imagens e, em uma delas, chegam até a mexer na pata do felino. Essa espécie está em risco de extinção no sul do Brasil. A caça ao animal se intensificou após a primeira-dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy, ser vista, na década de 1960, usando um casaco de pele de leopardo.

“A jaguatirica é a rainha da Mata Atlântica”, afirma Fernando Lima, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro e coordenador do projeto Felinos da Cantareira, que atua nos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Ela tem um tamanho que faz com que ela consiga se destacar, se tornar um predador dominante em fragmentos florestais menores onde as onças estão ausentes”, explica o pesquisador, que também coordena o Plano de Ação Nacional para Conservação de Pequenos Felinos do governo federal.

Vídeos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.