A Polícia Civil (PCMG) e a Polícia Militar (PMMG) iniciaram uma operação conjunta para desarticular dois grupos criminosos em Minas Gerais, envolvidos com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. Um dos grupos opera em Esmeraldas, e o outro em Contagem, Nova Lima e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na cidade de Esmeraldas, foram cumpridos um mandado de prisão e seis de busca e apreensão. A ação, que começou na manhã desta sexta-feira, dia 27, resultou até o momento na prisão de dois homens, incluindo um de 25 anos, suspeito de ser o gerente do tráfico na região.
O segundo homem, de 27 anos, foi preso em flagrante em Contagem por posse ilegal de arma de fogo. A polícia ainda apura seu envolvimento com o grupo criminoso.
Além disso, outros dois mandados de prisão devem ser cumpridos ainda nesta sexta-feira. Segundo a delegada Rafaella Silva Saraiva, a operação resultou na apreensão de 100 munições, três armas de fogo, um simulacro, uma capa de colete, R$ 700 em dinheiro, uma motocicleta, dois pés de maconha e cinco celulares.
A polícia ainda investiga se os grupos criminosos têm ligação com homicídios ocorridos na Grande BH e em Esmeraldas. Além dos policiais, a operação conta com o apoio de viaturas e cães farejadores para ajudar na busca por materiais ilícitos.