CBMMG / Divulgação

PUBLICIDADE

Militares dos Bombeiros de Minas Gerais partiram nesta quinta-feira, dia 2, para o Rio Grande do Sul para ajudar nas cidades afetadas pela chuva. O estado gaúcho se encontra em situação de calamidade pública.

A equipe, com experiência em resgates e salvamentos nos rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho, missões na África e atendimentos em Petrópolis (RJ), devastada pela chuva em 2022, foi dividida, com parte viajando de avião e a outra de viatura. A Corporação cedeu um total de 28 militares e dois cães farejadores.

Nesta sexta-feira, dia 3, outro grupo dos bombeiros deve sair de aeronave de Uberaba, na Região do Triângulo. O Corpo de Bombeiros também disponibilizou equipamentos que auxiliarão nos trabalhos.

PUBLICIDADE

Dois profissionais da Defesa Civil de Minas Gerais já haviam se deslocado ao estado na quarta-feira, dia 1º, para iniciar os primeiros trabalhos. A expectativa é que as equipes fiquem por pelo menos uma semana.

Os bombeiros de Minas estão focados em buscas e resgates de vítimas de inundações decorrentes das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira, dia 29. Segundo o último boletim da Defesa Civil gaúcha, 29 pessoas faleceram até esta quinta-feira, dia 2.

Além disso, há relatos de 60 pessoas desaparecidas e 36 feridas devido a alagamentos e deslizamentos de terra. Ainda segundo o órgão, aproximadamente 15 mil pessoas estão desabrigadas, com 4.645 em abrigos e 10.242 desalojadas.

No total, 154 dos 496 municípios registraram problemas, afetando mais de 71 mil pessoas. Os resgates estão sendo prejudicados devido a pontes destruídas ou levadas pela força da água, com cerca de 135 bloqueios totais nas rodovias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.