Foto: Grupo Katz/Divulgação

PUBLICIDADE

No mercado, já se encontra um novo tipo de residência: uma casa sem necessidade de areia, reboco ou tijolo, construída inteiramente através de impressão 3D. Um protótipo de casa 3D está atualmente em exposição na cidade de Nova Lima, com acabamentos, louças e mobiliário.

A Cosmos 3D, em colaboração com o Grupo Katz, desenvolveu o empreendimento. A empresa destaca que a técnica utilizada produz estruturas de microconcreto, matéria prima que busca levar mais resistência, economia e durabilidade para as construções.

O primeiro imóvel da Cosmos 3D foi vendido por R$ 120 mil e será construído na Costa do Descobrimento, Bahia. Com uma área de 57m², contará com sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios, podendo ser adaptado para um quarto e um escritório.

Para visitar o projeto, basta agendar através das redes sociais da Cosmos 3D (Grupo Katz).

PUBLICIDADE

Impressora

A impressora responsável pela concretização da ideia pesa aproximadamente três toneladas. Essa tecnologia permite controle via software ou robô, minimizando o desperdício de materiais e possibilitando um cuidado diferenciado com os detalhes.

No primeiro modelo, a conclusão da obra demandou oito dias, sendo quatro para o processo de impressão, dois para a montagem e mais dois para acabamentos e decoração. Apesar de ser impressa, a Katz afirmou ao G1 que a obra ainda requer uma fundação.

PUBLICIDADE

Legislação

Independentemente das inovações tecnológicas e técnicas utilizadas, todos os empreendimentos devem cumprir as normas legais e de engenharia civil, incluindo a aprovação do projeto arquitetônico pela prefeitura local. Além disso, é necessário que haja um responsável técnico habilitado para executar o projeto, tanto o profissional quanto a empresa devem estar devidamente qualificados.

Em todas as obras, é necessário elaborar o projeto hidrossanitário, que mostra a distribuição de água e esgoto do local, a fundação, que assegura a estabilidade da construção, e a parte arquitetônica e a de eletricidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.