Edson Costa / Itatiaia

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, dia 4, as prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte anunciaram um conjunto de obras viárias para resolver os engarrafamentos na região limítrofe entre os dois municípios. Quatro intervenções estratégicas serão realizadas nas proximidades do BH Shopping.

A primeira obra, sob responsabilidade da prefeitura de Nova Lima, consiste na construção de um viaduto com formato em “ferradura”. O projeto executivo já foi elaborado e a previsão é que as obras se iniciem em até 90 dias, com um investimento de cerca de R$60 milhões. A conclusão da obra está estimada em cerca de 12 meses, e será realizada por um consórcio de empresas a ser definido. Os valores serão custeados com recursos decorrentes do decreto de contrapartidas urbanísticas de empreendimentos aprovados pela Prefeitura de Nova Lima.

Ao mesmo tempo, a prefeitura de Belo Horizonte liderará o alargamento do viaduto sobre a BR-356. O projeto permitirá a criação de uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia, além de realizar ajustes nas alças existentes, com início previsto para julho deste ano.

PUBLICIDADE

Além disso, Belo Horizonte será responsável pela construção de um viaduto que facilitará o acesso direto do tráfego vindo da BR-356 (sentido Belo Horizonte-Rio de Janeiro) à MG-030 (sentido Belo Horizonte-Nova Lima), eliminando a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia. Enquanto isso, Nova Lima ficará encarregada da quarta intervenção, que envolve a instalação de um viaduto para alargar a pista de rolamento da MG-030 sob o viaduto da Linha Férrea e da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima.

As obras são fundamentadas no processo de rápida expansão urbana nos bairros Belvedere III, em Belo Horizonte, e nos bairros Vila da Serra, Vale do Sereno e adjacências, em Nova Lima.

A MG-030, entre Belo Horizonte e Nova Lima, tem cerca de 15 mil veículos por dia, principalmente carros de passeio (12 mil), seguidos por 2 mil motos, e o restante dividido entre caminhões e veículos de médio porte. As obras buscam melhorar a mobilidade urbana e promover o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida na região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.