Renato Mancini

Os melhores sobre duas rodas estarão pedalando em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A cidade abre a primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB) nesta sexta-feira (15/3).

Cerca de mil atletas do Brasil, Colômbia e México participam das provas, que vão até domingo (17/3). Muitos deles são as promessas de garantir vaga para as Olimpíadas de Paris.

Rede Minas acompanha o desafio e transmite, durante quatro horas, as competições que vão transformar as trilhas mineiras em uma passarela do ciclismo.

A transmissão acontece 13h30, na disputa do Short Track (XCC). Atletas de várias categorias vão percorrer um circuito de aproximadamente um quilômetro em uma pista fechada com muitos obstáculos. O objetivo é completar o maior número de voltas possível dentro do tempo determinado.

Além dos ciclistas das provas super elites masculino e feminino, destaques da competição, também estão no circuito atletas das categorias teen, júnior, cadete, máster, elétrica e geral. São homens, mulheres e até adolescentes que encaram o desafio na terra.

É a segunda vez que uma etapa da Copa Internacional acontece nas famosas trilhas de Nova Lima. A cidade se destaca no país como a única que tem mais de 300 quilômetros de trilhas tombadas pela prefeitura. Desde 2016, esses circuitos para caminhantes e ciclistas são protegidos pelo município.

 

Ultrafotos

Estrelas da bike

A disputa do XCC na Copa Internacional de Mountain Bike que a Rede Minas transmite reúne um time de campeões que buscam pontos que valem vagas, masculinas e femininas, para o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Entre eles, o mineiro José Gabriel Marques de Almeida. Morador de Nova Lima, ele conquistou o bronze no Pan-Americano de 2023. Entre as mineiras, estão Karen Olímpio, Isabella Lacerda e Hercília Najara, que já colecionam títulos de outras importantes competições.

Ciclistas de outros estados brasileiros também marcam presença na disputa. Destaque para os paulistas Gustavo Xavier e Luiz Cocuzzi – esse que representou o Brasil na Olimpíada em Tóquio. Na categoria feminina, tem a goiana Raiza Goulão, que também esteve na Rio 2016, na disputa do Brasil por uma medalha olímpica.

Entre os estrangeiros, desembarcam em Minas os colombianos Diego Arias, Jhonnatan Botero e Hilvar Malaver, conhecidos pelo desempenho nas trilhas internacionais, e a mexicana Erika Monserrath.

Rede Minas na Copa Internacional de Mountain Bike

A Copa Internacional de Mountain Bike acontece em quatro etapas. A primeira fase é em Nova Lima, entre os dias 15 e 17/3. A Rede Minas vai transmitir as provas do primeiro dia de competição, das 13h30 às 17h30. O público acompanha pela TV, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

A emissora pública mineira também vai estar na segunda fase do campeonato, que acontece de 26 a 28/4, em Araxá, no Alto Paranaíba, na disputa que também vale pontos para garantir um lugar na Olimpíada de Paris.

A terceira e quarta etapas acontecem em Poços de Caldas, no Sul de Minas, em junho, e em Congonhas, região Central do estado, em setembro, com transmissão garantida na TV aberta para o estado de Minas Gerais e, para o Brasil, na plataforma de streaming EMCplay.

“O esporte tem um papel super importante na nossa sociedade e é nosso papel informar, difundir eventos importantes como esse. É um evento histórico para Minas Gerais”, diz Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que gerencia as emissoras públicas do estado.

Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional, também comemora a iniciativa que vai dar visibilidade à competição. Segundo ele, “Transmitir a prova para mais de 500 cidades de Minas Gerais na TV aberta é uma excelente novidade não só para os telespectadores, como para todo o mercado do ciclismo. Particularmente, fiquei muito feliz pelo fechamento desta parceria”, concluiu.

CiMTB em Nova Lima

A primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike acontece no Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. Durante três dias, atletas profissionais, paratletas, adolescentes e crianças se revezam em provas, algumas delas que valem pontos para classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Além da programação esportiva, o evento ainda conta com shows, área de alimentação e bebida, feira com expositores do mercado da bike, Feira Artesanal Itinerante com produtos agroecológicos, artesanatos e quitandas e área com brinquedos infantis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.