Barragem Peneirinha, em Nova Lima (MG), é a 12ª estrutura da Vale a deixar o nível de emergência desde 2022. Foto: Divulgação/Vale

PUBLICIDADE

Na última semana, a Agência Nacional de Mineração  (ANM) retirou o nível de emergência da barragem Peneirinha, localizada na mina Horizontes, no Complexo Vargem Grande em Nova Lima. A estrutura recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, confirmando sua segurança.

Nos últimos dois anos, esta é a 12ª barragem da Vale a sair do nível de emergência. Das 19 restantes com algum nível de emergência, todas as que recebiam rejeitos estão inativas. Além disso, todas as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização. Essas barragens são monitoradas permanentemente e recebem ações contínuas para aprimorar a segurança.

PUBLICIDADE

A barragem Peneirinha contém cerca de 1 milhão m³ de rejeitos e foi construída pelo método de alteamento por linha de centro. Desde 1986, ela está inativa e não recebe mais rejeitos. Após investigações geotécnicas e ensaios de laboratório, que confirmaram as condições de segurança e estabilidade do barramento, foi possível retirar o nível de emergência e obter a DCE.

As ações foram comunicadas aos órgãos competentes conforme estabelecido no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas e nas legislações vigentes.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.