Foto: Reprodução/OuroVet

PUBLICIDADE

Uma residente do Bicame, em Nova Lima, teve a surpresa de encontrar um veado em seu quintal. O animal silvestre invadiu a casa e foi atacado pelo cão da família na noite de quarta-feira, dia 17.

Ao ser alertada pelo vigia da residência sobre o ocorrido, Carla, a moradora da casa, e sua filha Bruna, encontraram o veado ferido e procuraram ajuda. De acordo com Carla, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar informaram que não realizam esse tipo de resgate. Assim, ela procurou por assistência na clínica veterinária OuroVet, em Nova Lima, que enviou um especialista em animais silvestres para recolher o animal.

A veterinária Janaina Porto explicou que o animal, que ganhou o nome de Bambi, chegou gravemente ferido à clínica. O médico veterinário Thiago Freitas identificou Bambi como uma fêmea jovem de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), apresentando várias lacerações nos membros posteriores e no rosto, além de tremores musculares devido à tensão em todo o corpo. Freitas é especialista pós-graduado em clínica e cirurgia de animais silvestres e exóticos.

PUBLICIDADE

O especialista explicou que é comum em cervídeos o desenvolvimento de miopatia de captura, uma condição resultante do estresse durante o manuseio de animais selvagens. “Os cervídeos são animais muito assustados, por isso precisamos tomar alguns cuidados para reduzir os estímulos de estresse. Durante a manipulação a paciente ficou em ambiente silencioso e climatizado, com os ouvidos protegidos contra ruídos e olhos vendados”, conta.

A moradora que encontrou o veado contatou a Secretaria do Meio Ambiente de Nova Lima e foi aconselhada a deixar o animal sob cuidados na clínica. Na quinta-feira, dia 18, o veado foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA (CETAS) para ser solto em um ambiente adequado.

Carla expressou emoção com o desfecho da situação, destacando também a solidariedade dos vizinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.