André Dias/UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Nova Lima estabeleceram uma parceria para criar um centro de apoio a pessoas com autismo na cidade. A assinatura do acordo de cooperação ocorreu no dia 12 de janeiro, sexta-feira.

O projeto atende à legislação aprovada pelo prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, em agosto do ano passado, e é denominado Centro Unificado de Recuperação e Estimulação do Desenvolvimento Neural para Indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e/ou Deficiências Cognitivas.

O acordo estabelece que a UFMG formulará e operará o centro oferecendo serviços de saúde especializados e multidisciplinares para pessoas com TEA ou deficiência cognitiva. Desde novembro do ano anterior, docentes e estudantes de diversas áreas, como psicologia, medicina, musicoterapia, enfermagem, educação física, nutrição e fonoaudiologia, têm participado do programa de extensão chamado Observatório de Estratégias e Abordagens em Educação Especial e Inclusiva.

A líder do programa de extensão, Professora Érika Lourenço, explica que a proposta abrangerá a prestação de serviços, integração com o Sistema Único de Saúde (SUS) e necessidades de infraestrutura, equipamentos, instalações e equipe multidisciplinar.

Com o centro em funcionamento, a intenção é engajar estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG nas atividades do centro, proporcionando um ambiente para o desenvolvimento profissional e projetos de extensão.

Desde 2022, o programa Observatório de Estratégias e Abordagens em Educação Especial e Inclusiva, em colaboração com a Prefeitura de Nova Lima, conduz diversas iniciativas, incluindo cursos rápidos para educadores, análise de currículos escolares, avaliação de políticas públicas, introdução de um curso sobre TEA na Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, e o desenvolvimento de uma plataforma online para capacitação docente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.