Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Moradores de Nova Lima e outros nove municípios mineiros agora têm a opção de acionar serviços de emergência, como 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) pela internet. O atendimento virtual é viabilizado pelo sistema Emergência MG, que permite a comunicação integrada entre as forças policiais e os bombeiros por meio de chat.

Os serviços podem ser acessados por meio do site oficial e do aplicativo do Governo de Minas – MG App. Também é possível utilizar o aplicativo de mensagens Telegram, procurando por Emergência MG na barra de busca.

O anúncio ocorreu nesta sexta-feira, dia 12, um mês antes do Carnaval, durante uma apresentação à imprensa, após um período de testes de 30 dias na cidade de Lagoa Santa, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Além de Nova Lima, o serviço Emergência MG está disponível em Belo Horizonte, Betim, Confins, Contagem, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

O lançamento inicia um processo de expansão que, após beneficiar esses dez municípios, se estenderá às outras 34 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad) na Cidade Administrativa. A expectativa é atingir uma média de 7 milhões de pessoas.

“O Emergência MG não substituirá as chamadas telefônicas, este serviço é mais uma ferramenta para amparar o cidadão. Em momento oportuno, pré-Carnaval, cidadãos dessas cidades poderão fazer uso da ferramenta. Temos a previsão de novas expansões ainda antes do Carnaval”, afirma Bernardo Naves, superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp.

O Emergência MG permitirá análises detalhadas por meio de chamadas de vídeo, como em casos de bebês engasgados, melhorando as capacidades de atendimento. Os profissionais destacam que o envio de localização, imagens e áudio pode prevenir situações mais graves com ações rápidas das forças de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.