Atlético e Cruzeiro divulgaram, nesta segunda-feira, dia 29, que firmaram um acordo para realizar clássicos com torcida única até 2025. A medida começa a valer no jogo deste sábado, dia 3, às 19h30, na Arena MRV, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.
O Atlético, como mandante, venderá 100% dos ingressos para seus torcedores. O acordo inicialmente abrange competições da Federação Mineira de Futebol (FMF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“No caso de eventuais jogos por torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante”, diz a nota.
O prazo de dois anos foi determinado para que Atlético e Cruzeiro tenham igualdade no número de jogos como mandantes. Isso se deve à distribuição desigual dos clássicos durante a fase inicial do Campeonato Mineiro, onde apenas um dos clubes tem o clássico em casa. Neste ano, o Atlético será mandante na primeira fase do Estadual, enquanto o Cruzeiro receberá o rival no Mineirão na etapa de classificação do Estadual de 2025.
Motivações
A decisão de adotar torcida única nos próximos clássicos foi motivada principalmente por dois fatores: o tratamento inadequado, por parte do Atlético, destinado à torcida do Cruzeiro na Arena MRV no último duelo, em 22 de outubro de 2023, pelo Campeonato Brasileiro, e as depredações realizadas pelos torcedores do Cruzeiro na Arena MRV.
Na ocasião, o Atlético removeu portas dos banheiros no setor visitante, incluindo os femininos, e não forneceu itens de higiene pessoal, causando revolta na torcida do Cruzeiro e críticas da opinião pública. O Cruzeiro, por sua vez, teve que arcar com os prejuízos causados ao Atlético devido às depredações, que incluíram danos a cadeiras, catracas e outros itens.
Durante o período de dois anos com clássicos de torcida única, os clubes têm a intenção de aprofundar o debate sobre o modelo ideal para esses jogos em Minas Gerais a partir de 2026.
MPMG
Segundo o promotor Fernando Abreu, a decisão unânime dos clubes sobrepõe sobre o Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que estipula uma carga de até 10% de ingressos para o clube visitante.
“O ponto que precisa ser destacado: de acordo com o Regulamento Geral de Competições, a solicitação de ingresso para a torcida visitante cabe ao clube visitante. Logo, pelo menos em tese, é perfeitamente possível que os clubes pactuem nesse sentido. Se Cruzeiro e Atlético avançarem, de fato, para a realização do clássico com torcida única, é uma deliberação exclusiva dos clubes seguindo os seus próprios interesses”, explicou.
Nota Oficial
Cruzeiro e Atlético celebram acordo por torcida única
Cruzeiro e Atlético celebraram acordo para que haja torcida única nos clássicos das temporadas 2024 e 2025, válidos pelas competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol.
No caso de eventuais jogos por torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante.
A medida temporária visa estabelecer um diálogo entre clubes e torcidas, no sentido de buscar soluções definitivas na realização de clássicos nos estádios de Minas Gerais.