Foto: Portal Sempre Nova Lima

PUBLICIDADE

Um detento faleceu na unidade prisional de Nova Lima na última segunda-feira, dia 04. A Prefeitura não repassou informações acerca do atendimento do homem que foi atendido por duas vezes na UPA da cidade. Já o Nossa Senhora de Lourdes, aonde o homem passou apenas uma vez, foi protocolar na resposta.

Ainda não se sabe a causa da morte. O que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirmou, é que Valter, de 45 anos, foi encontrado caído numa cela, quando detentos acionaram os policiais penais para ajudá-lo.

Foi aí que os primeiros socorros foram empreendidos por enfermeiros da unidade. O Samu foi chamado e aí o óbito foi confirmado. Até este momento sabemos que que entre os dias 29/11 e 01/12, o detento queixou-se de mal estar e foi levado ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes quando foi medicado e liberado.

Ele retornou à unidade prisional e recebeu atendimento psiquiátrico, mas acabou retornando à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Nova Lima, aonde foi novamente medicado, liberado e encaminhado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Já no CAPS, Valter foi levado para a UPA novamente com febre e instabilidade hemodinâmica. Foi medicado e liberado novamente.

A OAB Nova Lima vai acompanhar o caso. A Câmara de Nova Lima também deverá acompanhar o caso.

PUBLICIDADE

O que diz os órgãos

Prefeitura de Nova Lima

A Prefeitura de Nova Lima lamenta o ocorrido na unidade prisional e, em respeito à privacidade do indivíduo e em conformidade com as leis de confidencialidade, não está autorizada a fornecer detalhes sobre o prontuário do paciente, neste momento. 

O Governo Municipal tem se empenhado em buscar soluções para deslocar o presídio para uma nova localidade, que atenda aos parâmetros de segurança e traga maior dignidade para quem cumpre sua pena. Nos últimos meses, foram intensificadas as discussões com o Estado, inclusive com oferta de ajuda municipal, para que esse objetivo seja cumprido e a expectativa é de que novidades sobre o tema sejam concretizadas no ano de 2024. Vale ressaltar que a delegacia e o presídio são de responsabilidade do Estado.

Hospital Nossa Senhora de Lourdes

A Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes informa que o paciente foi devidamente atendido, seguindo todos os protocolos médicos e hospitalares, tendo recebido alta após a finalização do atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.