Imagem: Reprodução

PUBLICIDADE

Depois de São João del-Rei, as cidades vizinhas Tiradentes e Santa Cruz de Minas, na região do Campo das Vertentes, suspenderam as aulas nas escolas municipais como medida preventiva contra a bactéria Streptococcus pyogenes.

O adoecimento de crianças com sintomas como dor de garganta, febre, vômito e manchas na pele levantou preocupações nas famílias, bem como nas Secretarias de Saúde e Educação das cidades. Em São João del-Rei, três mortes de crianças de 3, 10 e 11 anos estão sendo investigadas em relação à bactéria, juntamente com outras quatro internações. Até o momento, Tiradentes e Santa Cruz de Minas ainda não têm casos confirmados divulgados.

De acordo com a prefeitura de Tiradentes, a medida é uma forma de “garantir a segurança dos alunos, profissionais e comunidade”. As aulas em escolas municipais e estaduais serão suspensas nos dias 26 e 27 de outubro (quinta e sexta-feira) para permitir a desinfecção de todas as unidades de ensino. As aulas serão retomadas na segunda-feira, dia 30 de outubro. A Secretaria de Educação de Tiradentes explicou que as escolas serão isoladas durante a desinfecção devido ao uso de produtos químicos inadequados para contato com crianças.

PUBLICIDADE

Em Santa Cruz de Minas, as aulas nas escolas municipais e no Centro de Aprendizado Integral foram suspensas por tempo indeterminado. Escolas estaduais, assim como em São João del-Rei, ainda não tomaram decisão.

No caso das escolas privadas, cada gestão está tomando medidas de proteção por conta própria, sem um posicionamento uniforme das instituições.

Entenda a situação

Andreia Pereira Donato, de 43 anos, foi uma das mães que protestou em frente à Prefeitura de São João del-Rei nesta terça-feira, dia 24. Ela alega que o incidente começou há pouco mais de um mês, quando um menino de 11 anos passou mal na escola, com dor de garganta e vômito.

Após uma visita à UPA local, onde foram prescritos analgésicos e antibióticos, a criança piorou e foi internada na Santa Casa da Cidade, onde faleceu dias depois. Outro caso envolveu uma menina de 3 anos que também faleceu após apresentar sintomas semelhantes, incluindo febre alta e marcas arroxeadas no corpo.

Um outro incidente, de acordo com Andreia, aconteceu na segunda-feira, dia 23 de outubro, quando uma menina de 10 anos faleceu apresentando sintomas semelhantes. O enterro ocorreu na terça-feira, dia 24, no cemitério Nossa Senhora das Mercês. A prefeitura informou que a maioria dos pacientes passou por avaliação médica, seja na rede pública ou privada, e o quadro de saúde deles é estável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.