Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Depois de Nova Lima e Raposos, agora a história da ferrovia em Rio Acima será o tema do programa Estações, da Rede Minas, nesta terça-feira, dia 24, às 19h.

A Estação Ferroviária de Rio Acima, integrante da Linha do Centro da Estrada de Ferro Central do Brasil, foi inaugurada em 1890. Atualmente, tombada pelo município, o local é conhecido como Estação da Cultura e abriga a Secretaria de Turismo e Cultura, além da biblioteca municipal.

Os moradores usavam seus trechos para chegar à Praça da Estação de Belo Horizonte, seja para consultas médicas, passeios ou venda de mercadorias, que eram consideradas de primeira qualidade. Além disso, trabalhadores da região, como lavadeiras e passadeiras, também o utilizavam para prestar serviços na capital. No entanto, em setembro de 1996, sem aviso prévio, o trecho foi desativado com a privatização da Rede Ferroviária Central, “retirando a cidade do mapa”.

Além do canal da Rede Minas, o público também pode acompanhar a atração, também às 19h, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.