Foto: Kiko Lourenço - O Bicame em Nova Lima - A imagem pode não retratar a realidade de momento e pode ser apenas ilustrativa.

PUBLICIDADE

Em 26/9, o projeto da Appa – Arte e Cultura, em colaboração com Engecop e Construpower de São Paulo, foi aprovado pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico. Esse projeto visa a restauração, ressignificação e preservação do Bicame. A obra está programada para iniciar em dezembro e tem uma estimativa de nove meses de duração. O financiamento totaliza R$ 5 milhões, com R$ 3,6 milhões provenientes da AngloGold Ashanti, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O aqueduto, erguido em 1890, é uma estrutura de madeira com canal em metal que transportava água do Rego Grande à Mina de Morro Velho para lavagem de minério de ouro. A intervenção incluirá a remoção de pintura, substituição de partes deterioradas em madeira e metal, tratamento contra cupins e aplicação de resina, conforme declarado pelo secretário municipal de Cultura, Djalma Ricardo Júnior.

PUBLICIDADE

Além do Bicame, o Cine Teatro Ouro, projetado por Raffaello Berti nos anos 1940, em estilo art déco, também será restaurado pela Appa com financiamento do Ministério Público. O antigo berço da rádio Itatiaia será transformado em um centro cultural voltado para o audiovisual.

Outros acordos com o Ministério Público buscam a restauração da estação ferroviária em Honório Bicalho e da Casa de George Chalmers, onde o engenheiro recém-formado morou em 1884. Grande parte de sua história é contada no Centro de Memória AngloGold Ashanti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.