A Prefeitura de Nova Lima criou um sistema de georreferenciamento para fornecer informações em tempo real sobre a população residente em áreas de risco de desastres. Este aplicativo é disponibilizado para autoridades e órgãos de resposta, permitindo a mobilização de equipes de socorro de forma mais eficiente, reduzindo o tempo de resgate.
O sistema permite a visualização, por meio de um mapa de navegação via satélite, dos imóveis que necessitam ser evacuados, juntamente com informações atualizadas sobre a situação social, de saúde e de mobilidade dos moradores. Essa ferramenta possibilita que a equipe de socorro desenvolva planos de resgate com antecedência e providencie toda a estrutura necessária para resgatar e prestar socorro imediato em casos de emergência.
O sistema permite verificar informações cruciais, como a presença de pessoas com necessidades especiais em casas em áreas de risco, possibilitando resgates apropriados. Também se pode consultar a condição de cada morador, se é gestante, usuário de insulina ou oxigênio domiciliar, se apresenta algum tipo de deficiência intelectual e cognitiva, se há rede de apoio comunitária para auxiliar a evacuação, foto da fachada do imóvel, entre outras informações. Os dados são coletados por Agentes Comunitários de Saúde e inseridos diretamente no aplicativo, ficando imediatamente disponíveis online para a Equipe de Gestão de Crises da Prefeitura.
Na semana passada, os profissionais de saúde do município foram treinados para o sistema e os procedimentos de atendimento durante o período de chuvas conforme o Plano de Contingência Municipal. Desde segunda-feira, os ACS e ACE estão se dedicando à catalogação de todas as residências nos bairros de risco, que incluem Santa Rita, Honório Bicalho, Nova Suíça e Matadouro.