Nova regra relativa ao tamanho da bagagem de mão, que não pode exceder 55 centímetros de altura, 35 de largura e 25 de profundidade, já está em vigor no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Minas Gerais quadriplicou o número de voos internacionais diretos em 2023. Os mais recentes destinos sem escalas são Buenos Aires (Argentina), operado pela Gol, e Santiago (Chile), da Latam, ambos saindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport).

O voo de estreia para Santiago será no dia 1/11. A rota da Latam será operada regularmente, três vezes por semana, tendo capacidade para trazer 27 mil viajantes por ano do Chile para Minas Gerais. Já o trecho BH-Buenos Aires começará a partir de 16/12. Em um primeiro momento, a rota da Gol será sazonal, com voos até fevereiro de 2024. A ideia é aproveitar a alta temporada de verão para permitir que os argentinos cheguem com mais comodidade a Minas Gerais, e vice-versa.

O governador Romeu Zema ressalta o compromisso com o estímulo ao desenvolvimento por meio do incentivo ao turismo, setor que movimenta a economia e gera empregos para os mineiros. “Com mais um importante voo internacional, Minas amplia a sua conectividade, facilitando tanto a ida dos mineiros para a Argentina, como também trazendo diretamente mais pessoas para o destino Minas Gerais. Tudo isso só é possível com trabalho e atuação conjunta do Governo de Minas com parceiros estratégicos”, completa.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) Leônidas Oliveira, que fez o anúncio oficial das duas novas rotas na sexta-feira (29/9), último dia da Abav Expo 2023, no Rio de Janeiro, destaca a ampliação no número de destinos, agora quatro vez maior.

“Começamos 2023 com dois destinos internacionais (Lisboa e Cidade do Panamá) e vamos terminar o ano com oito (Lisboa, Panamá, Bogotá, Fort Lauderdale, Orlando, Curaçao, Santiago e Buenos Aires). Isso mostra como Minas Gerais é um destino que tem sido cada vez mais buscado pelos estrangeiros. Crescemos 103% acima da média nacional na atividade turística no último ano, e todo esse crescimento impulsiona a geração de emprego e renda, a meta maior do Governo do Estado”, diz o secretário.

O gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Begido, destaca a posição do terminal como um dos três principais hubs de destinos do Brasil. “Buenos Aires é o primeiro destino internacional de muitos brasileiros e já era um desejo antigo dos mineiros. Realizar essa rota com a Gol é uma oportunidade ímpar de estreitar os laços e fortalecer a parceria. Essa é uma notícia a ser celebrada pelo estado de Minas Gerais, que fica cada vez mais internacional e mais acessível para turismo, geração de oportunidades e negócios”.

Tax Free

Outra boa notícia que fortalece Minas internacionalmente é a aprovação do “Tax Free” pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Com essa medida, os estados poderão equiparar as compras realizadas por turistas estrangeiros à exportação, para fins de ICMS, devolvendo o valor do imposto aos viajantes que não moram no Brasil. “Esta inciativa é extremamente importante para internacionalizar o nosso turismo”, afirma Leônidas Oliveira.

Missões internacionais na Argentina e Chile

Como parte do programa Mais Turistas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo embarcou no sábado (30/9) em uma nova missão internacional para a Argentina, onde participa da Feira Internacional de Turismo (FIT) Buenos Aires, uma das maiores feiras da América Latina. A inauguração do voo direto da Gol está entre os atrativos promovidos pelo Governo de Minas, juntamente com os encantos já tradicionais do estado: a cozinha mineira, a natureza, o turismo cultural e religioso.

O estado estará presente no estande da Embratur. No local, o chef Felipe Rameh – curador do 1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea-Capiblue – fará um cooking show apresentando um pouco da Nova Cozinha Mineira. Entre as criações estarão canapés de ovinho de codorna e queijo Minas; de melancia, queijo de cabra, broto de coentro e pimenta; e de suflado de tapioca, creme azedo, peixe defumado e dill. Para fechar, o chef vai preparar a famosa goiabada frita que compõe o menu do restaurante Tragaluz em Tiradentes.

“Cozinha é política de estado em Minas. Estamos promovendo e incentivando festivais e, com isso, incentiva-se também o consumo de produtos da agricultura familiar, do turismo de base comunitária, movimentando toda a cadeia”, comenta o secretário Leônidas Oliveira, que estará presente na FIT Buenos Aires.

Da capital argentina, a Secult segue para Santiago, no Chile, junto com a equipe do BH Airport, para lançar a conexão direta entre BH e a capital chilena. A viagem acontece três semanas antes do voo de estreia da Latam entre Belo Horizonte e Santiago, servindo como oportunidade para promover o nosso estado. Lá, a proposta é apresentar os atrativos turísticos mineiros aos operadores de turismo locais, ensinando-os a vender nossos destinos. Serão exibidos nossos melhores queijos, cafés e quitandas. Também acontecerá um café com jornalistas e operadores de turismo do país, a fim de estreitar os laços e ampliar as possibilidades de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.