Foto: ANM/Divulgação

PUBLICIDADE

A Barragem B3/B4 na Mina Mar Azul da Vale, em Nova Lima, teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1 pela Agência Nacional de Mineração (ANM) na noite de segunda-feira, dia 9. No entanto, os moradores evacuados em 2019 da zona de autossalvamento (ZAS) não podem retornar para suas casas, e os acessos continuam fechados.

Há mais de quatro anos, mais de 100 famílias deixaram o distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, devido ao risco de rompimento da barragem após o acionamento da sirene. A mineradora afirma que a descaracterização, que removeu cerca de 85% do conteúdo do reservatório, melhorou a estabilidade e reduziu o nível de emergência.

A remoção de rejeitos é realizada remotamente, com operadores a uma distância segura de aproximadamente 15 quilômetros da barragem. A descaracterização da barragem B3/B4 está programada para ser concluída em 2025, como parte do Programa de Descaracterização da Vale, que visa eliminar, ainda, mais 18 barragens a montante.

PUBLICIDADE

Desde a tragédia de 2019 em Brumadinho, 12 das 30 estruturas planejadas (nove em Minas Gerais e três no Pará) foram eliminadas, representando 40% do total, com previsão de concluir a 13ª este mês.

A redução do nível de emergência da B3/B4 foi comunicada às autoridades competentes de acordo com as diretrizes do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da estrutura e da legislação em vigor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.