Foto: Divulgação/Vale
PUBLICIDADE

A comunidade de Macacos, distrito de Nova Lima (MG), poderá participar de um treinamento sobre os procedimentos de segurança em caso de emergência envolvendo barragens. A Defesa Civil de Nova Lima e a Vale realizarão, no dia 20 de setembro, quarta-feira, a partir das 10h, o simulado prático de emergência com a população que mora ou transita na Zona de Autossalvamento das barragens 5-Mutuca, B6, B7, Taquaras, Capão da Serra e B3/B4.

A atividade tem como objetivo reforçar a cultura de prevenção e orientar os moradores que vivem nesta área, além de visitantes, órgãos públicos e empregados da empresa, sobre como agir em uma suposta situação real de emergência.

PUBLICIDADE

A participação no simulado é um direito da população, previsto em lei, e uma oportunidade para conhecer as medidas de segurança, identificando se a sinalização e o sistema de alerta estão operando corretamente. A ação é preventiva e está inserida no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). Não houve alteração na condição de segurança das barragens de Macacos.

No horário do exercício, haverá o toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado. Ao ouvir o alerta sonoro, os participantes deverão seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, que são os locais seguros e protegidos de risco.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.