Foto: João Victor Moraes
PUBLICIDADE

Quem nunca teve uma dor de dente ou não precisou fazer uma limpeza, seja lá qual for a situação. Os dentes também requerem cuidados e saber aonde há espaço para atendimento em Nova Lima é importante. De acordo com a Prefeitura, os serviços são organizados segundo a complexidade do atendimento.

Saúde Bucal Perto da sua Casa

Nova Lima possui 28 consultórios odontológicos localizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e em algumas escolas municipais, que contam com a presença de dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal. Essas equipes, além da prevenção e educação em saúde, realizam procedimentos básicos como restaurações, exodontias e pequenas cirurgias, raspagem de tártaro e profilaxia, atendimentos à demanda espontânea e programada, acompanhamento da gestante e crianças, dentre outros. Ações de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor em escolas também são realizadas pelas equipes de saúde bucal.

PUBLICIDADE

O atendimento domiciliar ocorre conforme solicitação dos usuários para as equipes de Saúde Bucal das UBS, sendo realizado pelo próprio dentista de referência da unidade.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Os Centros de Especialidades Odontológicas são pontos de atenção secundária ambulatorial criados pelo Ministério da Saúde em 2004. A assistência odontológica especializada de Nova Lima inclui as ações de endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral menor, diagnóstico precoce de câncer bucal, periodontia (tratamento de gengiva), próteses fixa e móvel, atendimento a pacientes com necessidades especiais – PNE e odontopediatria.

PUBLICIDADE

O CEO de Nova Lima é classificado como CEO tipo II e oferece, ainda, o serviço de raio-x odontológico. O serviço que antes prestava atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, agora funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Urgência odontológica

O atendimento às urgências em Saúde Bucal (casos agudos como dor intensa, abscesso, hemorragias, traumatismos dentários) pode ser realizado na UBS de referência ou na unidade de pronto-atendimento (UPA). O atendimento na UPA acontece todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, no horário das 7h30 às 18h30.

Atendimento no hospital

O atendimento odontológico hospitalar é realizado em unidade de referência (Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes). Nesse serviço são atendidas pessoas com necessidades especiais, com dificuldade de adesão ao tratamento convencional. Para esses casos o tratamento é realizado sob anestesia geral/sedação.

A porta de entrada para o atendimento em saúde bucal na rede pública municipal é a Unidade Básica de Saúde. Todo cidadão que desejar atendimento odontológico, seja devido a queixas ou para acompanhamento e prevenção, deve procurar a sua UBS de referência. Na UBS, ele será avaliado pela equipe de saúde bucal que irá determinar se sua demanda será atendida na própria unidade ou se será necessário o encaminhamento ao serviço especializado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.