Foto: Reprodução Web
PUBLICIDADE

Uma forte onda de calor chega em várias regiões brasileiras a partir desta última segunda-feira, dia 21, e deve aumentar os termômetros até o dia 26, próximo sábado, de acordo com o Clima Tempo, site especializado em meteorologia.

A temperatura ficará acima do normal para agosto, que ainda é um mês da estação inverno – na verdade, o último mês do inverno. Um mapa do site, mostra que a região de Nova Lima e toda Região Metropolitana de Belo Horizonte, enfrentará temperaturas “muito acima do normal” para este mês. Para se ter uma ideia, em São Paulo a média mínima da temperatura na madrugada é de 13,3º em agosto, no dia 19 registrou-se 19,3º. Vem se observando um aumento no calor no interior de Minas Gerais e de São Paulo ao longo do mês.

PUBLICIDADE

“Uma grande massa de ar quente e seco ganha força sobre o Brasil no decorrer desta semana e deverá expandir sua atuação sobre praticamente todas as regiões do país”, explicou o site. Em vários dias, agosto de 2023 já foram observadas temperaturas muito acima do normal em alguns estados brasileiros.

“Teremos temperaturas no nível de 850 hPa ( em torno de 1500 metros de altitude) acima dos 27°C em uma ampla área do país, situação que é mais ‘típica’ entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essa condição está ficando cada vez mais frequente”, diz a o meteorologista, Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão do Clima Tempo. Há possibilidade de se quebrar recordes históricos de calor.

PUBLICIDADE

Clima em Nova Lima

A partir desta terça-feira, a máxima em Nova Lima ronda os 32º e a mínima 16º. Em comparação, nesta última segunda, a temperatura máxima foi de 28º. Contudo, na quarta-feira, dia 23, a máxima chegará a 34º e na quinta, dia 24, a 35º, sendo o pico. E, neste caso, no dia 24, a mínima possível é de 18º.

Na sexta volta a cair para 34º e cairá ainda mais no sábado, quando pode chover a tarde e durante a noite. A temperatura, no entanto, despenca a partir de domingo, sendo mínima de 14º e máxima de 21º.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.