Foto: Hospital Mario Penna - O presidente do Mario Penna, Marco Antônio Leite e Teo Garzon, que é nova-limense e colaborador do hospital

O Instituto Mário Penna completou 52 anos no dia 28 de junho com grandes conquistas. O primeiro Jantar Beneficente da instituição aconteceu no último dia 26 de junho, com a participação da cantora Vanessa da Mata, juntamente com a Orquestra Opus. Toda verba arrecadada foi destinada 100% para o Mário Penna investir em melhorias aos seus pacientes. Já no dia 29 de junho, será o lançamento de mais uma unidade da instituição – o Núcleo de Excelência em Saúde (NEXS), que abrigará as antigas instalações do Hospital Mário Penna, no bairro Santa Efigênia.

O Instituto tem sido um farol de esperança para aqueles que lutam contra o câncer. Hoje, e cada vez mais, a instituição é referência em atendimento oncológico de qualidade não só em Minas, mas em todo o Brasil. Cerca de mil pacientes passam diariamente pela instituição, provenientes de mais de 500 municípios. Mensalmente, são realizados em torno de 25 mil procedimentos. Classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (CACON), no último ano, o Instituto Mário Penna realizou mais de 323 mil atendimentos, 40.528 sessões de radioterapia, 37.224 mil sessões de quimioterapia, 32 transplantes de medula óssea e quase 13 mil cirurgias. Mais de 139 mil pacientes passam anualmente nas instalações da instituição, que sobrevive de doações e apoio de parceiros. Sua estrutura é composta pelo Hospital Luxemburgo, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO), o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação, além do Núcleo de Excelência em Saúde, nova unidade que será inaugurada no final de junho.

São atendidos pela instituição, majoritariamente, os pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde – SUS (83%). No entanto, a maior parte da receita do Instituto Mário Penna vem de atendimentos de planos de saúde e particulares, que representam apenas 17% dos pacientes, já que a remuneração do SUS é baixa, chegando somente a 32% da receita total da instituição. “A inauguração do NEXS, apesar de ser um serviço voltado para a saúde suplementar e atendimento particular, traz um alívio para o atendimento do SUS. Isso porque planos que atualmente se tornam acessíveis para a média renda, automaticamente saem desse atendimento. O NEXS é essa opção para desafogar o SUS, para que somente quem depende realmente dele, seja atendido e usufrua dos seus benefícios com mais agilidade. E, para isso, nós temos a missão de atender com mais tranquilidade no Hospital Luxemburgo, onde 83% são pacientes SUS. Isso será importante também para que o nosso atendimento pela saúde suplementar possa ajudar o atendimento que já prestamos. Nós estamos criando alternativas para continuar atendendo com qualidade e equalizado à nossa receita”; ressalta Israel Gonzaga, Diretor Administrativo de Relações Institucionais. O maior público do Mário Penna é o paciente oncológico, entretanto, existem profissionais de mais de 30 especialidades disponíveis para atender outros pacientes.

Para este ano está previsto um faturamento de R$ 300 milhões, sendo que quando a atual gestão assumiu o Mário Penna em 2019, foi de R$ 160 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.