Na última sexta-feira, dia 7, em solenidade com a presença da imprensa e membros da sociedade civil, a AngloGold Ashanti doou em definitivo um imóvel ao Instituto Nova-Limense de Estudos do Sistema Penitenciário (Inesp), entidade que presta assistência à população carcerária de Nova Lima desde 2007. O instituto já tinha como sede o local desde 2011, porém, em contrato de comodato com a mineradora.

Localizado na Rua Cássio Magnani, 260, centro, o imóvel possui cerca de 2.500m² com 193m² de área construída. O Inesp tem como foco a ressocialização daqueles que cumprem pena e auxílio jurídico aos mesmos. Cerca de 60 detentos do presidio e da Associação de Proteção e Assistência ao Condenados (Apac) em Nova Lima usufruem dos serviços prestados. Agora com a sede própria em definitivo, o juiz aposentado Juarez de Azevedo, idealizador do projeto, afirma que o instituto poderá ampliar seu atendimento, atendo também a famílias dos presidiários, assim como abrir novas atividades.

“Por meio de uma parceria com a Faculdade de Direito da Universidade Milton Campos, o Instituto recebe os detentos para entrevistas com alunos e professores, quinzenalmente, e sob orientação dos docentes eles dão encaminhamento às demandas desse público junto ao poder judiciário”, explica Juarez.

O Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold, Othon Maia, também frisa a importância daquele momento. “E quando eu digo que é um prazer a gente participar da história do Inesp, ainda com essa humilde contribuição, é pelo aspecto de deixar um legado que seja transformador e que resinificou esse espaço”, afirmou ao também lembrar que a AngloGold é a empresa mais longeva do pais, estando há 190 anos em Nova Lima.

Idealização e criação do Inesp

Em 2005, o então Juiz de Direito, Dr. Juarez de Azevedo Morais, propôs a algumas pessoas a criação de um grupo para discutir o sistema penitenciário. Em um primeiro momento o projeto foi denominado “Grupo de Estudos do Sistema Prisional” (Gesp), tento se tornado “Instituto Nova-Limense de Estudos do Sistema Penitenciário”(Inesp), apenas em 2007. Juarez relembra também a criação da Apac em Nova Lima que foi a segunda do estado que hoje já conta com 40 unidades. 

A Instituição hoje é formada por um grupo de 25 membros, entre juízes, desembargadores, professores de direito, delegados, servidores públicos do judiciário, advogados, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.