A influência inglesa em Nova Lima é forte. A Saint John D’el Rey, empresa da época de extração de ouro e dirigida por ingleses, trouxe à nossa terra a sua cultura e também de outras nações, na medida em que importava mão de obra para substituir a mão de obra escrava. A Saint John D’el Rey investiu em bairros, como o Retiro, construindo casas para seus trabalhadores, além de investir nas Quintas, local aonde a colônia inglesa se estabeleceu.

Em pleno século 21 a influência ainda existe, mesmo que devido aos tempos contemporâneos tenhamos perdido parte deste DNA. A Igreja Anglicana, uma das heranças dos britânicos, acompanha a coroação do rei Charles III neste final de semana. A igreja surgiu em solo nova-limense na medida em que a Saint John D’el Rey era fundada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Na época, a mineradora inglesa trouxe cerca de 150 famílias da Inglaterra e um capelão anglicano, já que a religião oficial do Brasil era o catolicismo, e os ingleses anglicanos precisavam de um templo para os seus cultos, batizados e casamentos. Houve uma solicitação para a construção da paróquia, e também de um cemitério próprio, anglicano. Foram construídas duas capelas. Uma por volta de 1840 e outra por volta de 1850”, disse o site da ingre anglicana.

“Durante o ofício de domingo, que começa às 9h30, estaremos em oração. Mencionaremos o rei Charles III, a rainha Camila e os integrantes da família real. Também teremos a oração pelo arcebispo de Canterbury, pela Igreja da Inglaterra e demais igrejas anglicanas do Reino Unido”, explica o reverendo Robert Correa, de 45 anos.

A igreja fica no Retiro, um dos primeiros bairros investidos pelos ingleses. Visita-la é entender a cultura de Nova Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.