Foto: Hector RETAMAL / AFP.

A China anunciou hoje, dia 29, que está no processo de preparação para uma missão tripulada à Lua, pretendendo colocar três astronautas em órbita antes de 2030.

Lin Xiqiang, vice-diretor da Agência Espacial Tripulada da China, explicou em entrevista que que o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China já iniciou os trabalhos de desenvolvimento. Segundo ele, os novos projetos incluem novos veículos de exploração, roupas de astronauta, nova geração de naves espaciais e novos foguetões.

O objetivo é possibilitar no futuro uma “curta estadia na Lua”, uma “exploração conjunta homem-máquina” e as tarefas de “pouso na lua, movimentos na superfície, recolha de minerais, pesquisa científica e retorno à Terra”, disse Lin.

Lin anunciou ainda o lançamento do Shenzhou-16, que vai transportar três astronautas – Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao – para a estação espacial de Tiangong na terça-feira.

Os astronautas irão para Tiangong, a partir da base de lançamento de Jiuquan, situada numa área desértica no norte do país. Para Jing, comandante da missão, esta será sua quarta missão no espaço. Já Zhu e Gui estarão indo pela primeira vez. Jing e Zhu vão ficar encarregados de manobrar e gerir a nave e realizar experiências.

Se a Estação Espacial Internacional for desativada naquele ano, conforme está planeado, é provável que a Tiangong se torne a única estação espacial do mundo até 2024.

A China anunciou também recentemente a quarta fase do seu programa de exploração lunar, no qual se inclui a construção de uma base de exploração científica no polo sul do satélite natural da Terra, na próxima década.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.