Sedimentos da Mina do Fernandinho, em Rio Acima, da mineradora CSN, caíram no Rio das Velhas e causaram problemas com a qualidade da água. A situação ocasionou resposta do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas que declarou repúdio ao ocorrido.

Como consequência do vazamento do sedimento, houve morte de peixes, ficou provado quantidade excessiva de partículas em suspensão e gerou uma lama brilhante e escura amontoada nas margens do Rio da Velhas.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) confirmou que as mudanças e impactos no Córrego Fazenda Velha, na junção com o Rio das Velhas, vieram das estruturas da CSN. A empresa foi autuada por causar poluição/degradação ambiental, também foi determinado que o lançamento desse material, atingindo o corpo d’água, pare. Isto garante, todavia, a segurança das barragens.

O Rio das Velhas corresponde a grande parte do abastecimento de Belo Horizonte e região metropolitana. Um rompimento da barragem “mataria” o rio e causaria sérios problemas no abastecimento. Pedimos posicionamento da CSN, veja a resposta:

A Minérios Nacional informa que estava realizando atividades de limpeza em uma estrutura de contenção de sedimentos acumulados no período chuvoso. Essa atividade foi necessária para mitigar impactos no curso d’água a jusante e é realizada sempre que necessário. Tão logo foi constatado o ocorrido, a empresa substituiu o polímero por outro mais eficiente, de modo a melhorar a qualidade da água. É importante ressaltar que essa estrutura nunca teve a finalidade de contenção de rejeitos. Por fim, a empresa segue à disposição das autoridades fiscalizadoras.

ASSESSORIA DE IMPREENSA MINÉRIOS NACIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.