A Tv Record mostrou algo que vem intrigando a população do bairro Honório Bicalho. Peixes têm aparecido mortos de forma misteriosa no Rio das Velhas, próximo a uma comporta da represa da Copasa.

Não se sabe o motivo para estas mortes. Moradores afirmam que quando a Copasa abre a comporta, os peixes começam a aparecer já sem vida. A Copasa, no entanto, explicou que não existe comporta na região. De acordo com a população ribeirinha, foi notado o aumento da presença de lama na água, uma hipótese para a situação.

O Jornal Sempre Nova Lima questionou a Prefeitura de Nova Lima e também a Copasa sobre a situação. A PMNL disse que se reuniu com a Prefeitura de Itabirito já que a situação de contaminação da água teria iniciado no rio na altura da cidade. O município disse ainda que vai acionar o Igam.

“A Prefeitura esclarece que vai oficializar o IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas. É do órgão a responsabilidade pelo monitoramento da qualidade da água no Rio das Velhas. Porém, diante da gravidade da situação, o Governo Municipal se reuniu com a Prefeitura de Itabirito e foi informado de que a alteração na água foi identificada na cabeceira do Rio das Velhas, em Itabirito, antes de a água chegar em Nova Lima. As duas Prefeituras e a Copasa seguem investigando as causas do problema”, afirmou.

Já a Copasa afirmou que em período chuvoso, observa o aumento de “cargas poluidoras” na bacia do Rio das Velhas:

“A bacia do Rio das Velhas, principalmente no período chuvoso, sofre com a contribuição de diversas cargas poluidoras. A Copasa realiza inspeções periódicas nessa bacia hidrográfica e, quando identificado algum ponto de contaminação, aciona os órgãos ambientais para que sejam realizadas as ações pertinentes”, afirmou.

Veja as Notas:

Prefeitura de Nova Lima

A Prefeitura esclarece que vai oficializar o IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas. É do órgão a responsabilidade pelo monitoramento da qualidade da água no Rio das Velhas. 

Porém, diante da gravidade da situação, o Governo Municipal se reuniu com a Prefeitura de Itabirito e foi informado de que a alteração na água foi identificada na cabeceira do Rio das Velhas, em Itabirito, antes de a água chegar em Nova Lima. As duas Prefeituras e a Copasa seguem investigando as causas do problema.

A Copasa também monitora a qualidade da água, já que Bela Fama é um importante ponto de captação, que abastece grande parte da Região Metropolitana.

Copasa

A Copasa informa uma que o Sistema Rio das Velhas em Bela Fama não possui represa, sendo que a captação no local é feita a fio d’água, através das alças, mantendo, desta forma, o fluxo do rio e garantindo vazão residual.    

 A bacia do Rio das Velhas, principalmente no período chuvoso, sofre com a contribuição de diversas cargas poluidoras. A Copasa realiza inspeções periódicas nessa bacia hidrográfica e, quando identificado algum ponto de contaminação, aciona os órgãos ambientais para que sejam realizadas as ações pertinentes.   

A Copasa esclarece ainda que, por meio do programa pró mananciais, tem realizado cercamento e recuperação de nascentes e trabalhos socioambientais de conscientização junto à comunidade da região.   

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.